Análise Legend of Mana (PlayStation 4)
Legend of Mana é um clássico do gênero JRPG lançado em 1999 para o PlayStation original e que agora ganha uma nova roupagem para ser relançado em 2021.
![Logo do jogo Legend Of Mana](https://i0.wp.com/www.conversadesofa.com/wp-content/uploads/2021/07/Logo_Lom_R_en_W-scaled.jpg?resize=700%2C398&ssl=1)
A franquia “Mana” da qual fazem parte Secret of Mana, Trials Of Mana (lançados originalmente para o Super Nintendo) e outros títulos menos famosos, ficou notória na década de 1990 por quebrar a tradição dos jogos de RPG japoneses da Square (atual Square Enix) e trocar a batalha de turnos e apresentar um combate em tempo real, como em um jogo de ação. Lançado ainda nos anos 1990, mas para o primeiro PlayStation (consequência da famosa ruptura da Square com a Nintendo), Legend of Mana manteve o combate em tempo real, mas adicionou outros elementos que fazem do jogo um produto peculiar no ecossistema de JRPGs.
![Árvore Mana](https://i0.wp.com/www.conversadesofa.com/wp-content/uploads/2021/07/photo_2021-07-08_17-12-36.jpg?resize=700%2C394&ssl=1)
No jogo, assumimos o controle de uma protagonista silenciosa e somos convidados a explorar o mundo de Fa’Diel. Tudo normal, não fosse por um detalhe: o mundo não existe e você precisará criá-lo à medida que avança na campanha. Esse é um dos sistemas únicos de Legend of Mana em que podemos posicionar artefatos no mapa e fazer nascer ali cada um dos mapas a serem visitadas no jogo. Dessa forma não existe uma linearidade na campanha, pois os mapas podem ser acessados na ordem que o jogador quiser e dificilmente duas pessoas irão ter a mesma experiência com Legend of Mana.
![Mapa Mundi de Legend of Mana](https://i0.wp.com/www.conversadesofa.com/wp-content/uploads/2021/07/photo_2021-07-08_17-12-37-2.jpg?resize=700%2C394&ssl=1)
Especificamente, a premissa da campanha é bastante simples. Devemos buscar a restauração da Árvore de Mana que, séculos atrás, foi reduzida à cinzas. Nessa busca encontramos vários personagens em uma estrutura de narrativa também peculiar, pois a história é cobrada por meio de pequenas side-quests que, a princípio, não possuem correlação uma com a outra, como se Legend of Mana fosse um livro de contos que se passam no mesmo universo e estão ligados de uma forma mais abstrata ao tema central. Alguns desses contos são bastante interessantes, com personagens fofos ou carismáticos, mas no geral, a sensação de estarmos perdidos dentro do jogo, não sabendo se estamos ou não avançando na história principal.
![Legend of Mana Boss](https://i0.wp.com/www.conversadesofa.com/wp-content/uploads/2021/07/photo_2021-07-08_17-12-38-2.jpg?resize=700%2C394&ssl=1)
Para contar essas histórias, Legend of Mana oferece boas ferramentas de jogabilidade. Logo de início podemos escolher entre dois protagonistas disponíveis e uma arma com a qual iniciaremos o jogo. O combate em tempo real é bacana, dentro do contexto de 20 anos atrás, com desbloqueio de novas habilidades pelos personagens à medida em que usamos armas diferentes (cada uma tem seus próprios golpes especiais). Um ponto negativo é a ambientação e em 2D que atrapalha um pouco no momento de acertar alguns golpes, principalmente em grupos de inimigos. As batalhas acontecem em encontros aleatórios durante a exploração dos cenários e, embora não possam ser evitadas, essa remasterização traz a opção de desativá-las por completo, deixando somente as batalhas relevantes para a história.
![Golpe especial em Legend of Mana](https://i0.wp.com/www.conversadesofa.com/wp-content/uploads/2021/07/photo_2021-07-08_17-12-37.jpg?resize=700%2C394&ssl=1)
Falando em melhorias, esse relançamento conta com várias. Além da mencionada possibilidade de desligar os encontros com inimigos, a versão recém lançada possui facilidades para utilização do modo cooperativo local e salvamento do jogo, que passou a ser automático. A trilha sonora também foi rearranjada, sendo possível trocar a qualquer momento entre a nova trilha e a original.
![A Árvore Trent](https://i0.wp.com/www.conversadesofa.com/wp-content/uploads/2021/07/photo_2021-07-08_17-12-39.jpg?resize=700%2C394&ssl=1)
Legend of Mana também conta com gráficos retrabalhados para as resoluções atuais dos monitores/televisores e assim como no jogo original, mescla cenários pintados com arte em pixels para os personagens e menus. É uma mistura interessante de abordagens artísticas que funciona bem dentro das fases, mas causa uma certa estranheza no mapa do mundo e nos balões de diálogos. Inclusive, o cenário estático e todo pintado, às vezes é difícil encontrar uma porta ou item interativo no meio de tantas cores. Podemos também acessar uma enciclopédia detalhada de personagens e inimigos, onde podemos visualizar melhor cada um deles e entender melhor transposição da arte para os pixels na tela.
![Mapa de uma cidade em Legend of Mana](https://i0.wp.com/www.conversadesofa.com/wp-content/uploads/2021/07/photo_2021-07-08_17-12-40.jpg?resize=700%2C394&ssl=1)
Não bastassem as particularidades em relação a criação do mundo e a maneira não-linear que a história é contada, Legend of Mana tem um sistema de treinamento de “pets” que além de acompanhar a protagonista nas aventuras como membro da “party” também podem participar de um mini-game chamado “Ring Ring Land”, onde os bichinhos são treinados e sobem de nível para auxiliar nas quests.
![Pets em Legend of Mana](https://i0.wp.com/www.conversadesofa.com/wp-content/uploads/2021/07/photo_2021-07-08_17-12-38.jpg?resize=700%2C394&ssl=1)
O relançamento de Legend of Mana é um prato cheio para os fãs do jogo original e, na minha opinião mais pessoal, um bom trabalho para permitir que as gerações mais novas entrem em contato com a linguagem do JRPG desenvolvido na primeira geração do PlayStation, com peculiaridades nos menus do jogo e na abordagem quase infantil da fantasia (muito embora exista uma erotização desnecessária de personagens na cena inicial do jogo).
As melhorias gráficas e auxílios de gameplay, entregam uma experiência agradável, mas não transformam Legend of Mana em algo diferente do que ele sempre foi. A escolha feita há 22 anos atrás de contar uma história por meio de vários contos e utilizar metáforas com a ampliação do mundo pelo olhar da protagonista ainda reverberam nesta obra – para o bem e para o mal.
Legend of Mana foi desenvolvido e publicado pela Square Enix e está disponível para PC, PlayStation 4 e Nintendo Switch.
A análise foi feita com base em uma cópia digital de PlayStation 4 gentilmente cedida pela desenvolvedora.
![Tiago Matias Escobar](https://www.conversadesofa.com/wp-content/wphb-cache/gravatar/3d3/x3d3c70c2fed7c8d520f3d3bfd0a7ccbax90.jpg.pagespeed.ic.qmqLriux0j.jpg)