Análise NASCAR Heat 5 (PC)

NASCAR Heat 5 trás para os video games a categoria mais popular dos Estados Unidos.

National Association for Stock Car Auto Racing(NASCAR), a categoria de corridas mais popular nos Estados Unidos. A NASCAR foi fundada em 1948, mas a primeira corrida só aconteceu em 19 de junho de 1949, no Charlotte Speedway. NASCAR Heat 5 é o jogo oficial da categoria desenvolvido pela 704 Games Company, distribuído pela Motorsport Games e lançado para PC, Xbox One e PlayStation 4.

Início da Nascar Fonte: https://www.nascar.com/
Início da Nascar Fonte: https://www.nascar.com/

NASCAR Heat 5 possui 4 divisões da categoria: Dirt Series(representando uma das diversas divisões regionais da NAscar ), Truck Series, NASCAR X Infinity Series e NASCAR Cup Series. A maioria das provas do calendário da NASCAR são em circuitos ovais. Pra ser exato 23 das 29 pistas disponíveis são ovais. Sempre correndo em sentido anti horário.

A saída é pela esquerda

Para um jogo de corrida NASCAR Heat 5 possui uma quantidade grande de customizações para o avatar e para o carro. Por outro lado, poucas opções  de patrocínio são oferecidas para o macacão e acessórios.

NASCAR Heat 5 tem várias configurações de avatar
NASCAR Heat 5 tem várias configurações de avatar

No primeiro momento, achei que seria muito fácil, só acelerar e virar para esquerda! Todavia, não foi bem assim. Ao iniciar o modo carreira, apenas contratos Hot Seats estão disponíveis, na categoria Dirt series. São contratos pontuais corrida a corrida, com equipes fracas. Após obter bom desempenho nessas corridas, um contrato para uma temporada completa na Dirt Series é oferecido.

A primeira temporada consiste em contratos temporários
A primeira temporada consiste em contratos temporários

Aqui vem a primeira escolha: entrar em uma equipe pronta ou criar a própria equipe. Caso o contrato oferecido seja de uma equipe 3/5 estrelas, escolher criar a própria equipe a a melhor alternativa. O sofrimento para ganhar posições no começo, será o mesmo, entretanto, com a possibilidade de realizar melhorias no carro faz a diferença para a fase final do torneio.

A primeira categoria do modo carreira é a XDirt Series
A primeira categoria do modo carreira é a Dirt Series

Se decidir por uma equipe pronta, só é disponível alterar o acerto do carro no modo de direção Expert(sem nenhum auxílio). No modo Expert, o carro é muito mais rápido, mas quase incontrolável em algumas pistas. No modo Normal, o carro é muito equilibrado mas sofre em velocidade. O ideal é utilizar as sessões de treino livre e configurar o modo que melhor se adequar a pista.

Os treinos livres são uma boa oportunidade para configurar o carro
Os treinos livres são uma boa oportunidade para configurar o carro

Na opção de a própria equipe, são habilitados outras configurações. Uma equipe pode ter até 6 carros de 4 tipos diferentes: Speedway, Short Speedway, Road Course e Super Speedway. A cada carro adquirido, a equipe pode contratar 2 mecânicos que possuem 3 habilidades: motor, aerodinâmica e suspensão. Antes de cada corrida, é o momento de treinar os mecânicos e distribuir o trabalho entre eles.

Contrate e treine seus mecânicos
Contrate e treine seus mecânicos

As corridas mais fáceis são nos Short Speedway e Road Course. O Super Speedway são os mais difíceis  com a necessidade de velocidade extra. Sempre tive que usar a configuração Expert para ter alguma chance.  Outra forma de obter velocidade extra, é cumprindo as metas do patrocinador. Isso dará ao carro 10% a mais de desempenho.

Cumprir contratos do patrocinador são uma forma de deixar seu carro mais rápido
Cumprir contratos do patrocinador são uma forma de deixar seu carro mais rápido

Rumo ao estrelato

Largar nas posições finais e intermediárias é muito divertido. O trafego cria dificuldade em manter o carro no caminho correto. Em algumas pistas, um toque pode significar muro e consequentemente fim de corrida. O jogo tem uma dificuldade equilibrada. O grande problema é a sensação de correr a mesma pista.

Algumas pistas tem características semelhantes
Algumas pistas tem características semelhantes

Exitem ovais bem diferentes em inclinação e tamanho. Mas na média, principalmente os Speedway são muito parecidos. A sensação de repetição é inevitável. Principalmente, para o público brasileiro, acostumado com competições em circuitos misto.

A cada fim de corrida o seu estilo de pilotagem e interação com os outros competidores influenciam em como os adversários agem. Mensagens são enviadas por alguns pilotos, com elogios ou críticas. São três as possiblidades de resposta: agradecer, se desculpar e insultar. Caso opte por isultar algum piloto por várias corridas, ele se torna seu rival. Isto implica em um adversário muito mais agressivo na pista.

Faça amigos e rivais nas pistas
Faça amigos e rivais nas pistas

Multiplayer inexiste

Em quase um mês jogando NASCAR Heat 5, consegui jogar apenas 5 vezes o multiplayer online. É um grande abandono. Salas estão sempre vazias, mesmo na semana de lançamento. Inclusive, o modo online está abandonado pela própria desenvolvedora. Os desafios mensais ficaram ativos apenas nas primeiras semanas. A aba e-sports sempre esteve vazia.

Trilha sonora

A trilha sonora do jogo é bem interessante e voltada ao público característico da NASCAR, com muito rock e country. A categoria sempre teve uma conexão grande com esses genêros, tanto que os grandes prêmios do Texas e Nashville oferecem guitarras como troféus aos vencedores.

É bom, mas ainda falta algo

NASCAR Heat 5 é um jogo que conseguiu de forma competente transportar as corridas da categoria mais popular nos Estados Unidos. Me diverti muito jogando. Entretanto, o jogo ainda assim possui muitos problemas. Uma reclamação recorrente dos usuários em avaliações é a similaridade com o antecessor NASCAR Heat 4. Inclusive com algumas sprites do antecessor no jogo lançado recentemente.

Logo, NASCAR Heat 5 é uma compra que tem que ser bem analisada. O multiplayer não é uma opção e pelo preço, compete com o antecessor NASCAR Heat 4. Outro problema é a sensação de competir em pistas iguais de forma consecutiva – aqui não é necessariamente culpa do jogo, assistir as corridas é algo completamente diferente de dirigir um carro em círculos por muitas voltas.

A análise de NASCAR Heat 5 foi escrita com base em uma cópia de PC gentilmente cedida pela assessoria de imprensa do jogo.


Nós do Conversa de Sofá acreditamos que o videogames são uma mídia poderosa e revolucionária e que somos muito privilegiados em poder ter acesso a essas obras desenvolvidas por pessoas talentosas do mundo todo. Por isso, nesta época em que somos ameaçados pelo Covid-19, fique em casa e aproveite a oportunidade para jogar muito. Ficando em casa você não só pode apreciar os melhores jogos como também pode contribuir para que possamos voltar à nossa rotina o mais rápido possível, além de salvar vidas.

João Ibarra
Índio do pantanal, nunca teve console. Começou jogando no Super Nintendo na casa de amigos. Viveu a era de ouro das Lan Houses jogando CS 1.6 e NFS Underground. Analista de Sistemas, quase Engenheiro da Computação, vendeu a alma para a Steam, é grande fã das franquias Half Life e Max Payne.