Análise SCARLET NEXUS (PS4 e PS5, Xbox Series)

SCARLET NEXUS é um JRPG de ação com ótima narrativa, gameplay frenético do inicio ao fim em um novo conceito de universo chamado Brainpunk.

oferece a você logo na tela de título a decisão de escolha de dois personagens Yuito Sumeragi e Kasane Randall onde ambas as histórias estão intimamente ligadas. E por que intimamente ligadas? A resposta é bem simples, o game faz com que você siga de um modo geral o mesmo cenário mas com dois pontos de vista bem diferentes. Isso eu pude perceber quando joguei a versão Demo Edition do game, lançado em 25 de Maio onde expliquei minhas impressões iniciais e o que esperava do conteúdo final do jogo. Então baseado no que vi e absorvi da versão de teste, vamos juntos a uma análise mais profunda desse game tão aguardado que foi desenvolvido e distribuído pela BANDAI NAMCO e entender que criar laços com personagens em uma história boa e intuitiva pode ser especial.

“A trama de se passa em um distante, onde um “um hormônio psiônico” foi descoberto no cérebro humano, concedendo às pessoas poderes extra-sensoriais e mudando o mundo como o conhecemos. No momento em que a humanidade estava entrando nesta nova era, mutantes enlouquecidos conhecidos como Outros começaram a descer do céu com sede de cérebros humanos.”

E é nesse universo brainpunk onde a tecnologia tornou possível fazer o melhor uso dos cérebros humanos, criaturas misteriosas estão atacando por toda parte, enquanto uma guerra de ideologia entre duas facções começa a ser criada…

SCARLET NEXUS
A cidade futurística e cinzenta toma conta em nesse universo Brainpunk.

Longos diálogos semelhantes aos mangás

A história de é narrada através de telas fixas com diálogos, algo bem semelhante ao que podemos ver nos mangás, de um lado é interessante, mas as vezes pode ser um tanto quanto frustrante quando cenas cruciais do jogo são contadas dessa forma e com isso acaba perdendo um pouco da emoção, diferente se fosse mostrado como um anime, seria bem mais interessante, porém ainda sim estão presentes cenas animadas destacando alguns pontos do jogo. Esteja preparado para os inúmeros e longos diálogos durante toda a campanha, mas não se espante pois o game possui legendas em português.

As primeiras horas de podem parecer longas, foi preciso passar por alguns capítulos para que o game realmente engrenasse e mostrar os seus diversos personagens e o universo em que estamos vivendo essa aventura. E é a partir daí que as coisas começam a ficar bem interessantes, com muitas voltas e reviravoltas sensacionais. Fora isso, os temas abordados são sombrios e muitas vezes inesperados.

SCARLET NEXUS
Se por um lado lembra um anime jogável, as cenas de diálogos podem ser assistidas em uma espécie de mangá.

Um jogo, duas histórias…

Em jogamos com Kasane que é uma personagem onde os ataques podem ser feitos a longa distancia enquanto Yuito é totalmente um personagem para o combate corpo a corpo. Além do mais, na maior parte da aventura os companheiros que compõem sua equipe diferem de acordo com o personagem principal escolhido. Isso permite diferentes possibilidades de jogo, mesmo que a jogabilidade geral permaneça obviamente a mesma. Ou seja, estamos longe da simples pele feminino/masculino, pois ambos são prazerosos de se jogar. O sistema de combate também é a grande força do título. À primeira vista, você pode pensar que é um combate que tende a ser clássico, em tempo real, com alguns combos alternando entre golpe fraco e golpe forte nos seus ataques. Até que os diferentes poderes começam a entrar no jogo e é ai que tudo fica contagiante…

SCARLET NEXUS
Yuito Sumeragi e Kasane Randall possuem uma ligação perfeita digna de um anime.

E vamos a explicação de cada um desses poderes e como são executados dentro do jogo:

  • Pirocinese: habilidade psíquica que permite criar e controlar o fogo com a mente;
  • Teletransporte: habilidade capaz de permitir que você ataque inimigos de perto com golpes rápidos antes de recuar até uma distância segura;
  • Clarividência: capacidade de detectar inimigos invisíveis e enxergar em condições de baixa visibilidade;
  • Esclerocinesia: vantagem defensiva que endurece todo o seu corpo ficando resistente aos ataques dos inimigos;
  • Eletrocinese: capacidade de controlar, gerar ou absorver a energia elétrica;
  • Hipervelocidade: habilidade de se mover extremamente rápido, movendo-se em velocidades muito maiores que as dos seres comuns;
  • Invisibilidade: habilidade que permite executar um poderoso ataque furtivo;
  • Duplicação: habilidade de duplicar objetos e usa-los com a psicocinese.

Yuito e Kasane tem o mesmo poder, a telecinesia, que permite que você jogue quase tudo e qualquer coisa contra seus inimigos. Este poder é limitado por uma barra de “resistência”, que se recarrega com o uso de seu golpe forte. E não pense que é só isso, em podemos adicionar quatro poderes de seus companheiros de equipe que podem ser combinados juntos com o seu ataque. Eletricidade, fogo, teletransporte, desaceleração do tempo e entre outros, fazendo com que os estilos de ataque seja variado e obviamente os inimigos mostrarão suas fraquezas correspondentes ao tipo de ataque de cada uma dessas especialidades, como peças para quebrar e expor seus pontos fracos ou inimigos que são muito rápidos para seus ataques básicos. Sendo assim, será necessário usar seus poderes com sabedoria para evitar que as lutas se arrastem desnecessariamente, ou seja, estude o inimigo, entenda qual é a mecânica de luta que corresponde uma de suas habilidades.

SCARLET NEXUS
Sensação de prazer é o que define as finalizações contra os inimigos em SCARLET NEXUS.

De inicio temos a impressão de que a jogabilidade de pode ser um pouco complexa, mas temos um tutorial dinâmico dentro da própria campanha bem eficaz onde aos poucos você vai entendendo como as diferentes mecânicas se encaixam e vão sendo introduzidas gradualmente, sem fritar o cérebro do jogador, o que me permitiu sempre entender o que estava fazendo depois de ter aprendido. E a partir desses aprendizados é que entendemos o momento certo de usar determinado poder de um aliado, ponto positivo para o pessoal da BANDAI NAMCO caprichou nesse quesito e entregou um excelente sistema de batalha dinâmico e completo!

Como mencionei anteriormente, nos deixa a vontade para escolher dois pontos de partida, sob a perspectiva de Yuito ou Kasane, e como ambas as tramas coexistem, acabam ficando algumas pontas soltas para trás logo depois de completar a história de um dos personagens. Assim como na Demo Edition, eu continuei jogando com Yuito e levei cerca de 20 horas para finalizar sua história, e caso queira conhecer melhor o outro lado dessa bela história que te prende e surpreende, o tempo para finalizar a campanha com Kasane acaba sendo um pouco reduzido por conta do conhecimento adquirido ao jogar com Yuito, então o fator replay é inevitável porém, preciso para fechar pontas soltas e assim ter um entendimento geral sobre a história do game.

SCARLET NEXUS
Kasane Randall em uma de suas belas finalizações.

SCARLET NEXUS é um verdadeiro JRPG, com níveis, equipamentos e até árvore de habilidades. Ao longo das lutas, você irá, ganhar níveis para o seu personagem, o que permitirá que você desbloqueie vários bônus. E o que me impressionou é que quase todos eles são úteis. O game não se trata apenas de gastar 3 pontos de habilidade para ganhar 2 pontos de dano em seus ataques, mas também para desbloquear novas formas de luta. Correntes alongadas, novos golpes, possibilidade de combinar vários poderes, extensão da duração do seu ataque especial,… A verdade é que da vontade de ter tudo! A subida de nível é rápida o suficiente para não ficar frustrado e para ter acesso rápido aos mecânicas mais interessantes no inicio da progressão do jogo.

SCARLET NEXUS
O mapa mental, nada mais é do que uma árvore de habilidades simples e fácil de entender, diferente de outros RPGs mais complexos.

Particularmente eu não sou um jogador adepto ao uso desenfreado de cosméticos, no máximo uma troca de roupa de um personagem ou outro, mas no game existe toda uma gama de elementos que pode ser desbloqueada cabendo o jogador deixar os personagens da maneira que ele achar mais divertida e agradável, como roupas, óculos de sol, mochilas e outras coisas mais…

O aspecto “social” de SCARLET NEXUS soa um pouco como Persona , você pode desenvolver seu relacionamento com cada um de seus companheiros de aventura. Longe de se limitar a um simples aprofundamento de seus antecedentes, o game também possibilita maximizar seu desempenho em combate. Por exemplo, desbloqueando certos movimentos e combos. Para aumentar sua afinidade, existe um sistema de presentes (para comprar ou fabricar) e cenas de diálogo dedicadas para descobrir entre cada capítulo.

Uma nova licença que pode romper barreiras?

Para uma nova licença ainda faz muitas coisas da maneira certa. O sistema de combate é bastante agradável, o universo original, o crescimento da equipe, a re-jogabilidade é garantida através de 2 personagens bem diferenciados. Então, claro, podemos culpá-lo para missões secundárias um pouco questionáveis uma série de ambientes medianos, um cenário nem sempre fácil de seguir ou muitos diálogos. Mas se esses pontos não são essenciais para você, ou mesmo que sejam pontos fortes (há momentos em que eu gosto de cenários mais complexos quando estou com a mente mais tranquila pra processar esse tipo de coisa e mesmo que seja frequente e longo, não vi muitos problemas em assistir os diálogos), então se você estiver na mesma sintonia, não hesite em fazer parte da Força de Supressão de Criaturas (FSC) em SCARLET NEXUS. Não é todo dia que você obtém uma nova licença de sucesso!

SCARLET NEXUS
A criação de laços de amizade entre os membros de equipe, são fundamentais em SCARLET NEXUS.

Conclusão

SCARLET NEXUS não é um game que beira a perfeição, mas é uma nova licença fenomenal na dosagem certa, com um sistema de combate intuitivo que agrada até quem tá assistindo. Possui uma arvore de habilidades que te induz a querer ver como tudo funciona, dupla jogabilidade, já que temos dois personagens distintos, fazendo com que a experiência com ambos seja única. Algumas missões secundárias podem ser bem simples, a quantidade de diálogos realmente é grande e um pouco exaustivo para quem não tem paciência de ler e que curte algo mais dinâmico pode ficar incomodado. Por outro lado o game entrega um sistema de combate rápido, dinâmico e encantador ao finalizar golpes nos diversos inimigos que surgirão pelo caminho, posso dizer que é totalmente satisfatório e por esses e outros fatores que os fãs de um RPG de ação hack and slash precisa ter SCARLET NEXUS em sua biblioteca de jogos.

A análise de SCARLET NEXUS foi escrita com base em uma cópia de PlayStation 4 gentilmente cedida pela assessoria de imprensa do game.