Resident Evil 4 Remake chega em 2023. Será revolucionário como foi em 2005?

Agora que a data de lançamento foi publicada, Resident Evil 4 Remake conseguirá ser revolucionário como sua versão original?

resident_evil4_remake

Para a surpresa de ninguém, a Capcom agendou o lançamento de 4 Remake. Assim como os 4 títulos antecessores desenvolvidos na incrível REngine, RE4 Remake também sairá no primeiro trimestre do ano: 24/03/2023. O relançamento desse que é um dos produtos mais importantes para a indústria dos jogos eletrônicos das últimas décadas nem precisava de muito esforço para convencer os fãs da franquia japonesa de survival horror e ainda asssim, as expectativas estão ainda mais altas, a começar por mim, que sou fã dos S.T.A.R.S. desde 1996.

Finalmente, no Showcase do dia 20/10/2022 vimos trechos de jogabilidade que não deveria ser muito diferente do trabalho primoroso entregue nos remakes de Resident Evil 2 e 3, exceto por um detalhe composto de 3 letras: QTE. Diferentemente dos títulos anteriores que tiveram sua perspectiva trazida para a câmera sobre o ombro nos relançamentos recentes, a perspectiva de já era parte integral de 4 desde o início, juntamente com essa característica que se espalhou como fogo no mato seco pelos jogos da geração PlayStation 2//Game Cube, chamada de Quick Time Event. Essa técnica permitia que os personagens executassem ações pré-programadas com o acionamento de um botão, criando um pequeno puzzle que inicia sequencias de ação mirabolantes e que transformaram Leon S. Kennedy em um herói com poderes sobrehumanos.

Essas duas características tornaram 4 um blockbuster que seria lançado em todo tipo de hardware, incluindo o Zeebo, console da TecToy.

Corta para 2022.

E hoje? 4 Remake conseguirá ser revolucionário como sua versão original? Será a fagulha que iniciará todo um novo gênero? O mais certo é que não. Até porque tudo o que os fãs, que estão animadíssimos com essas novas releituras, querem é poder reviver a experiência que tiveram há quase 20 anos, tanto é que muita gente está um tanto revoltada com essa mudança apontada pela IGN:

Apesar de que à essa altura a franquia não ter nada a provar, a diferença de tom e atmosfera que vimos entre 7: Bio Hazard e Resident Evil 8: Village, mostra que a Capcom não costuma ocupar o mesmo lugar por muito tempo, como também foi demonstrado nas diferenças de adaptação de RE2 e RE3 Remake.

Enquanto o jogo não sai, só nos resta imaginar para qual lado a balança irá pesar mais e se 4 Remake será fiel ao jogo que todos nós amamos com direito a ganados, cultistas e trono guardado por lasers ou se tentará se reinventar como RE3 fez ao apresentar uma nova versão das lutas contra o Nemesis.

Jogue uma moeda para o alto e torça, amigo. A sorte está lançada.


4 será lançado em 24 de março de 2023 para PlayStation 5, PlayStation 4, Series X|S, e PC via Steam e terá também uma Edição Deluxe digital que estará disponível na mesma data.

Diego Matias
Além dos reviews, escrevo no Riffs & Solos e faço vídeos com meu irmão no canal SuperContra. Passa lá!