Análise Minecraft Dungeons

Lançado no final de maio desse ano, Minecraft Dungeons mistura o já conhecido mundo de aventura e desafios do jogo sandbox com um modelo de RPG muito similar ao da série Diablo e seus concorrentes.

Saindo de sua fórmula tradicional de mundo aberto e coleta de materiais para construção aposta em um novo modo de gameplay para encantar os jogadores mais saudosistas da série e também aqueles que curtem um bom .

Sai o mundo o mundo aberto e entram os calabouços

não possui uma história muito profunda, se resume basicamente em Archi-Illager buscando trazer o terror ao mundo e cabe a você herói (é assim que somos chamados com o decorrer da aventura) impedir isso. Pode ser feito uma party de até 4 players escalonando o nivelamento da fase atual, ou seja, quando mais pessoas no seu grupo maior fica o desafio além do nível de dificuldade da fase já escolhido anteriormente antes de entrar nela. Vale destacar que desde que você já tenha passado a fase e caso o seu poder aumente você pode jogá-la novamente em um nível maior.

A experiência de jogar sozinho é tão boa quanto jogar em grupo?

Quando jogamos Minecraft Dungeons claramente vem alguns jogos em nossa mente, como , Torchlight, pois a mecânica do jogo é muito parecida e vários elementos de outros jogos do mesmo gênero estão presentes no game por exemplo, inimigos com encantamentos únicos.

No quesito de jogabilidade não ficamos presos a algum tipo de classe, você pode usar qualquer tipo de arma e ir desvendando o mundo até chegar em seu destino final.

As armas e armaduras também por sua vez possuem propriedades diferenciadas e também encantamentos para ajudar nas batalhas, que por sinal devem ser bem administradas pois em algumas partes o seu equipamento vai fazer toda diferença para se sair bem.

No jogo não jogamos com um personagem principal, somente escolhemos um personagem já montado sem a opção de modificar as roupas ou características e também algumas customizações são bloqueadas que virão via DLC.

Um misto de emoções

O jogo é muito e a mecânica leve de gameplay te arrasta por horas e horas de gameplay, e ver o seu personagem evoluindo também nos dá uma satisfação ao mesmo tempo em que em alguns momentos de acordo com a dificuldade que você colocar na fase, você fica pensando “Preciso ficar mais forte!”.

Ficar forte no game é quase que uma consequência, mas nem sempre significa que será o suficiente, então para isso contamos com o ferreiro para comprar novos equipamentos com as gemas que dropam de alguns inimigos, também temos a opção de reciclar alguma arma/armadura ou até mesmo artefato para ganhar dinheiro disso e conseguir comprar novos equipamentos que podem vir melhores ou não dependendo de sua sorte.

Além dos encantamentos dos itens também temos os artefatos que são como skills para serem usadas no combate e que fazem muita diferença se forem bem usadas, como dito anteriormente se você estiver jogando solo dependendo a dificuldade tudo deve ser bem administrado para você não morrer e se dar bem no combate contra vários inimigos ao mesmo tempo.

Um jogo redondinho

Quando falamos em Minecraft uma coisa que já é clara e não é de hoje é que o gráfico não é pra ser o ponto alto do jogo, e a mesma coisa acontece aqui mas é de forma proposital para manter a estrutura do jogo de mundo aberto e também agradar os fãs mais antigos, mas ainda assim se tratando de Minecraft Dungeons o trabalho feito em cima do mundo já proposto é excepcional, é notório o quão foi trabalhoso fazer os cenários e deixar a ambientação agradável tanto para se explorar quanto para admirar. A é muito boa e em muitos momentos aconchegante em lugares mais tranquilos.

Jogamos a versão do e funcionou perfeitamente sem nenhum engasgo ou bugs, se você estiver familiarizado com nos consoles pode se sair bem em Minecraft Dungeons pois o jogo também aceita controle o que pra alguns pode ser uma boa pedida. Certamente para você fã de Minecraft é um bom jogo para adicionar a sua coletânea de explorar horas e horas de dungeons e pra quem não é fã de Minecraft mas tem curiosidade, pode jogar sem medo pois na primeira meia hora você já vai estar familiarizado com o ambiente e vai ser mais um RPG para você aproveitar horas e horas upando e ficando forte, mesmo eu que nunca joguei nada de Minecraft fiquei animado pra terminar o jogo rápido pois é muito cativante, que é um dos pontos principais também de Minecraft que durante todos esses anos manteve sempre seus fãs por perto e sempre está buscando novos players para o seu mundo e um modo de busca que claramente deu certo é com Minecraft Dungeons.


Nós do Conversa de Sofá acreditamos que os videogames são uma mídia poderosa e revolucionária e somos muito privilegiados por ter acesso a essas obras desenvolvidas por pessoas talentosas do mundo todo. Por isso, nesta época em que somos ameaçados pelo Covid-19 fique em casa e aproveite a oportunidade para jogar muito. Ficando em casa você não só pode apreciar os melhores jogos como também contribui para que possamos voltar à nossa rotina o mais rápido possível, além de salvar vidas.

Andrey Mota
Batizado pelo Mega Drive, desenhista nas horas vagas e todo dia um rage diferente.